Seja muito bem-vindo(a) à Wiki da Supervisão Pedagógica. Este é um espaço criado para centralizar e facilitar o acesso a informações essenciais que orientam e fortalecem a atuação da nossa coordenadoria no âmbito do Projeto EJA-EPT.
Aqui, você encontrará:
🔄 Processos e fluxos de trabalhos atualizados
🤝 Boas práticas pedagógicas e administrativas
📚 Materiais de referência e orientações técnicas
📁 Artefatos e documentos estratégicos
Nosso objetivo é promover mais clareza, continuidade e colaboração, garantindo que todos tenham acesso às ferramentas e informações que sustentam o nosso trabalho coletivo.
Com apreço,
Jociana Brugnerotto de Almeida
Coordenadora da Supervisão Pedagógica
O Papel e a Missão da Supervisão Pedagógica no Projeto EJA-EPT
É fundamental, no contexto do Projeto EJA-EPT, contextualizar e apresentar informações específicas sobre o papel, a missão e os principais objetivos da Coordenadoria da Supervisão Pedagógica. Para isso, vale a pena recordar o início das ações desta coordenadoria.
No dia 23 de novembro de 2023, foi constituído o Grupo 2 da Etapa 3, conforme Portaria nº 191, com a finalidade de realizar o Planejamento e Supervisão Pedagógica do SUAP EDU, para os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) do Projeto EJA Integrada à EPT. Este grupo teve como principal objetivo fortalecer o planejamento pedagógico e garantir a integração das ações, assegurando que os conteúdos atendessem às necessidades dos estudantes de forma eficaz e alinhada às demandas do mercado de trabalho.
Nosso trabalho está voltado para garantir que cada etapa do projeto aconteça de forma articulada, com clareza de propósito, alinhamento institucional e impacto real na vida dos sujeitos da educação. Mais do que coordenar processos, promovemos conexões, orientamos práticas e cuidamos da evolução pedagógica com intencionalidade e compromisso.
A Transição e os Primeiros Desafios
O Grupo 2 da Etapa 3 atuou intensamente até julho de 2024, momento em que a equipe de Supervisão Pedagógica foi oficialmente instituída. Durante a existência do grupo de planejamento e, posteriormente, com o nascimento da Supervisão Pedagógica, o primeiro curso crucial que ocorreu foi voltado para a formação de professores para atuarem em projetos no modelo EJA EPT.
Colocar todo o planejamento em prática foi um desafio imenso. A equipe se deparou com a realidade de que nem tudo o que era planejado era possível de ser executado conforme o previsto. Foi um verdadeiro cenário de "trocar as rodas do carro em movimento". No entanto, com uma equipe de profissionais competentes e um profundo amor pela educação, conseguimos vencer os desafios, realizando adaptações contínuas e criando novas estratégias. Esse esforço conjunto foi fundamental para que o curso e todo o universo pedagógico ao seu redor ficassem em harmonia, garantindo a conclusão bem-sucedida da formação.
A Dinâmica com as Escolas e o Apoio Contínuo
Com o início dos cursos presenciais do projeto, o contato com os professores, apoios e profissionais das escolas parceiras foi incrível. Os momentos de formação se revelaram ricos e em uma via de mão dupla, onde tanto os professores quanto a equipe de supervisão pedagógica aprenderam muito, trocando experiências e conhecimentos valiosos.
Todo o trabalho da supervisão para a organização e alinhamento de documentos, planos de ensino, diários e orientações foi e continua sendo uma tarefa de grande porte, que se estenderá até o final do projeto. A cada semestre, o processo é mais aperfeiçoado para atender às necessidades e exigências legais, garantindo a qualidade e a conformidade do ensino.
Durante todos os semestres, a equipe de Supervisão Pedagógica reserva um período para plantões de atendimento aos professores. Esses plantões são essenciais para tirar dúvidas, orientar sobre o uso do SUAP, discutir metodologias, esclarecer critérios de avaliação e abordar outros tópicos presentes nos planos de ensino. Nos esforçamos para que os plantões sejam em diversos horários do dia e durante muitos dias, facilitando a participação dos professores. A coordenação da Supervisão Pedagógica está sempre presente e na linha de frente da organização, participando ativamente de reuniões semanais com os coordenadores de outras equipes que compõem a grande estrutura pedagógica do projeto.
Como Coordenadora da Supervisão Pedagógica, reafirmo com convicção o nosso compromisso com o sucesso do Projeto EJA-EPT. Esta não é apenas uma missão institucional, é uma causa que abraçamos com propósito e coração, pois quando o conhecimento é compartilhado com intencionalidade, ele transforma vidas.
Jociana Brugnerotto de Almeida
Coordenadora da Supervisão Pedagógica
Na rotina intensa da Supervisão Pedagógica, cada desafio superado, cada estratégia vitoriosa e cada lição assimilada tem um valor inestimável. Imagine se todo esse conhecimento acumulado se perdesse com o tempo? Ou se o que foi construído com tanto esmero não pudesse ser acessado pelas novas equipes?
É exatamente aqui que a Gestão do Conhecimento se torna crucial. Longe de ser uma mera formalidade, ela é um compromisso genuíno com o legado pedagógico que estamos construindo juntos no Projeto EJA-EPT.
Quando documentamos, compartilhamos e preservamos nossas boas práticas, estamos, na verdade, erguendo pontes sólidas entre o presente e o futuro. Isso nos permite evitar retrabalhos desnecessários, agilizar a tomada de decisões e, o mais importante, assegurar a continuidade de um projeto que se sustenta não em indivíduos, mas na força e inteligência do coletivo.
Mais do que uma ferramenta técnica, a gestão do conhecimento é uma atitude de cuidado, responsabilidade e visão educativa. É ela que garante que a evolução do trabalho pedagógico não se fragmente a cada mudança de equipe, mas sim se fortaleça e se aprimore continuamente ao longo do tempo.
Ao registrar nossas experiências, damos voz à prática.
Ao compartilhar saberes, cultivamos uma rede de apoio.
Ao preservar o que funciona, criamos raízes sólidas para inovar com segurança.
A Coordenadoria da Supervisão Pedagógica é responsável por:
Nome | Cargo |
---|---|
Jociana Brugnerotto de Almeida | Coordenadora |
Solange de Carvalho Lourenço | Apoio Técnico de Nível Superior |
Dalva Aparecida de Lima Volpe | Apoio Técnico de Nível Superior/Pedagoga |
O Formulário de Mapeamento de Processos é uma ferramenta para coletar informações detalhadas sobre os processos da coordenadoria, incluindo:
✔️ Entradas, saídas, atores envolvidos e objetivos.
✔️ Recursos e prazos necessários.
✔️ Sistemas de apoio.
✔️ Desafios e objetivos estratégicos.
✔️ Pontos de atenção e melhorias.
O Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre é uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where, When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) descrevem de forma clara e objetiva as etapas necessárias para realizar atividades específicas. Eles garantem:
✔️ Padronização e qualidade na execução.
✔️ Redução de erros e inconsistências.
✔️Facilitação de treinamentos.
Os fluxos em Business Process Model and Notation (BPMN) representam graficamente os processos da coordenadoria, permitindo:
✔️ Visão clara das etapas e responsabilidades.
✔️ Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Fluxos disponíveis:
Planilhas, manuais e documentos que fornecem orientações detalhadas sobre atividades e procedimentos relacionados à coordenadoria. Esses materiais são essenciais para:
Documentos disponíveis:
sugestão com imagem
sugestão com botões
📎 Planilha Controle de Planos de Ensino e Diários
Adicionar botão com templates
Adicionar FAQ
Adcionar fotos das capas dos cadernos temáticos - CAnva
Os Atos Normativos estabelecem as diretrizes e regulamentos que orientam as atividades da coordenadoria. Eles são fundamentais para:
Normativos disponíveis:
Sugestão colocar os normativos com botões
⚖️ Portaria X
⚖️ Resolução Y
⚖️ Edital Z
🔹 Check List Plano de Ensino
Benefício: ordenação dos critérios e parametros para a análise de planos de ensino
Impacto: organização, alinhamento para as análises
🔹 Criação de POPs (Procedimentos Operacionais Padrão)
Benefício: Padronização, instrução e consistência para executar as tarefas
Impacto: Minimização de erros, organização e aumento da produtividade
🔹 FAQ Supervisão Pedagógica
Benefício: Esclarecimento de dúvidas frequentes sobre o setor
Impacto: Divulgação de informações de forma fácil compreensão
🔹 Planilha Controle de Planos de Ensino
Benefícios: organização e visualização das informações de entrega, atraso e correção solicitada
Impacto: Fácil identificação em que parte do processos encontra o processo de elaboração do plano de ensino
🔹 Planilha de Controle de Diários
Benefícios: organização e visualização de todas as atividades dos professores no SUAP
Impacto: Fácil identificação das atividades dos professores
🔹 Controle de Atividades
Benefícios: Transparência das atividades desenvolvidas pelos membros da equipe
Impacto: Minimização de erros e retrabalho
As Escolas Parceiras constituem um pilar de sustentação crucial para a execução do nosso projeto. A disponibilidade dessas instituições em estabelecer a parceria com o IFSULDEMINAS, em diversas cidades de Minas Gerais, é de fundamental importância para o sucesso e a abrangência da iniciativa.
Mapa 1: Escolas Parceiras do projeto EJA EPT
🔹 Ajuste da teoria à prática: O principal desafio foi perceber que nem tudo o que era planejado no papel podia ser executado exatamente da mesma forma na realidade.
🔹 "Trocar as rodas do carro em movimento": A necessidade de fazer adaptações e criar novas estratégias continuamente enquanto o trabalho já estava em andamento, especialmente durante a formação de professores, exigiu agilidade e flexibilidade.
🔹 Volume de trabalho com documentos: A elaboração e o alinhamento de documentos, planos de ensino, diários e orientações representaram um grande volume de trabalho inicial e contínuo.
🔹 Adaptabilidade é chave: A flexibilidade e a capacidade de adaptação são cruciais para superar imprevistos e garantir a continuidade e o sucesso dos projetos.
🔹 Padronização e organização são essenciais: A criação de ferramentas e procedimentos padronizados otimiza os processos, minimiza erros e aumenta a produtividade.
🔹 O valor da colaboração: Uma equipe competente e engajada, com amor pela educação, é fundamental para vencer desafios e inovar nas soluções.
🔹 Comunicação clara e acessível: Disponibilizar informações de forma fácil e desmistificar dúvidas frequentes.
🔹 Monitoramento e controle facilitam a gestão: Ter um controle visual e organizado das atividades e documentos permite uma identificação rápida de gargalos e progressos.
Capacitação em tecnologias educacionais:
Aprofundar o conhecimento em ferramentas e plataformas digitais além do SUAP, que possam otimizar o ensino e a aprendizagem na EJA, e que a equipe possa recomendar e dar suporte aos professores.
Troca de experiências com outras instituições:
Organizar visitas (virtuais ou presenciais) com equipes de supervisão pedagógica de outras instituições ou projetos de EJA-EPT que sejam referências em boas práticas.
Grupos focais:
Além dos plantões individuais, criar grupos focais com professores de diferentes cursos para discussões mais aprofundadas sobre desafios comuns e possíveis soluções.
Banco de ideias pedagógicas:
Incentivar a equipe e os professores a contribuírem com um banco de ideias para atividades, projetos e metodologias, que possa ser acessado por todos.
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