Bem-vindo(a) à Wiki da Coordenadoria de Desenho Instrucional! Este espaço centraliza informações essenciais, processos, boas práticas, materiais de referência e outros artefatos relevantes para a atuação desta coordenadoria no Projeto EJA-EPT.
A Coordenadoria de Desenho Instrucional desempenha um papel estratégico no Projeto EJA-EPT, contribuindo para a realização de seus objetivos por meio da gestão eficiente e integrada de suas atividades.
No âmbito do Projeto EJA-EPT, a Coordenadoria organiza e orienta a produção dos conteúdos e atividades digitais, assegurando que sejam acessíveis, contextualizados e relevantes para a realidade dos estudantes. Além disso, promove a formação continuada de professores e tutores, fomentando práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com os princípios da formação integrada. Entre as atividades estratégicas realizadas pela Coordenadoria, destacam-se:
Dessa forma, o papel da Coordenadoria de Desenho Instrucional transcende a simples mediação tecnológica ao contribuir na construção de um modelo educacional acessível, significativo e transformador, comprometido com a democratização do conhecimento e com a superação das desigualdades históricas enfrentadas pelo público da EJA.
"Como coordenador da Coordenadoria de Desenho Instrucional, reafirmo nosso compromisso em contribuir diretamente para o sucesso do Projeto EJA-EPT. Nosso trabalho está alinhado aos objetivos institucionais, promovendo soluções eficientes e integradas que impactam positivamente a comunidade atendida, especialmente por meio da EaD. É através da colaboração e da dedicação de nossa equipe que buscamos alcançar resultados significativos."
Donizeti Leandro de Souza
Coordenador da equipe de Desenho Instrucional
A gestão do conhecimento é essencial para documentar, compartilhar e preservar os aprendizados e boas práticas, garantindo a continuidade e evolução do projeto ao longo do tempo. No contexto da Coordenação de Desenho Instrucional, essa prática torna-se ainda mais estratégica, uma vez que envolve a sistematização de processos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos que sustentam a oferta de cursos na modalidade EaD voltados à Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).
Ao organizar e registrar as experiências didáticas, soluções instrucionais, decisões de curadoria e uso de tecnologias educacionais, a coordenação fortalece a memória institucional do projeto, promovendo ciclos de melhoria contínua. Isso possibilita, por exemplo, a replicação de estratégias bem-sucedidas em novos cursos, a capacitação mais eficaz de novos colaboradores e a identificação de pontos críticos para ajustes futuros.
Além disso, ao adotar uma abordagem colaborativa na construção e disseminação do conhecimento, a coordenação de desenho instrucional contribui para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e aprendizagem permanente entre os profissionais envolvidos, garantindo que o conhecimento gerado pelo projeto não se perca com a rotatividade de equipes ou o encerramento de ciclos formativos.
Assim, a gestão do conhecimento se consolida como um alicerce fundamental para a sustentabilidade pedagógica e tecnológica do Projeto EJA-EPT, fortalecendo sua missão de oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e alinhada às necessidades dos sujeitos da EJA.
A Coordenadoria de Desenho Instrucional é responsável por:
O Formulário de Mapeamento de Processos é uma ferramenta para coletar informações detalhadas sobre os processos da coordenadoria, incluindo:
✔️ Recebimento dos materiais e atividades.
✔️ Análise dos recursos e atividades propostos.
✔️ Acompanhamento das postagens e dos prazos estabelecidos.
✔️ Validação da configuração dos materiais e atividades disponibilizados no AVA.
O Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre é uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where, When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) descrevem de forma clara e objetiva as etapas necessárias para realizar atividades específicas. Eles garantem:
✔️ Padronização e qualidade na execução.
✔️ Redução de erros e inconsistências.
✔️Facilitação de treinamentos.
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Os fluxos em Business Process Model and Notation (BPMN) representam graficamente os processos da coordenadoria, permitindo:
✔️ Visão clara das etapas e responsabilidades.
✔️ Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Fluxos disponíveis:
Planilhas, manuais e documentos que fornecem orientações detalhadas sobre atividades e procedimentos relacionados à coordenadoria. Esses materiais são essenciais para:
Documentos disponíveis:
📑 Manual do Designer Instrucional
📑 Orientações para preenchimento da Matriz AVA
📑 Orientações para elaboração de conteúdos EaD
📑 Orientações para preenchimento do plano de ensino
📑 Check-list do Designer Instrucional
Os Atos Normativos estabelecem as diretrizes e regulamentos que orientam as atividades da coordenadoria. Eles são fundamentais para:
Normativos disponíveis:
⚖️ Instrução Normativa FIC-EJA
🔹 Prática 1: Planejamento semanal para alinhar objetivos e prioridades.
Quinta-feira, 10 de abril · 7:30 – 8:30pm
Link da videochamada: https://meet.google.com/cyu-eirs-rjy
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