Bem-vindo(a) à Wiki da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão! Este espaço centraliza informações essenciais, processos, boas práticas, materiais de referência e outros artefatos relevantes para a atuação desta coordenadoria no Projeto EJA-EPT.
Aqui, você encontrará:
Que visam propiciar maior clareza acerca das ações e comportamentos assumidos com vistas à continuidade e à colaboração. Tudo isso pela partilha e acesso às ferramentas e informações que embasam o trabalho coletivo.
Atenciosamente
Ivanete Fonseca Martins de Abreu
Coordenadora de Acessibilidade e Inclusão
A citação de Inclusão e Acessibilidade quase sempre remete ao processo educativo uma vez que, ao longo dos anos, a escola se tornou o palco principal do diálogo sobre a temática.
Da educação infantil aos níveis mais altos de ensino, Mestrado e Doutorado, a implementação de ações inclusivas/acessíveis, na maioria dos casos, gira em torno do desenvolvimento educacional das pessoas com deficiência. O mesmo vale para os estudantes regularmente matriculados na EJA integrada à EPT.
Várias políticas públicas foram pensadas e implementadas, ao longo dos anos, a fim tanto de garantir às pessoas com deficiência o direito à educação de qualidade como de preparar o ambiente escolar enquanto lugar de efetivação destas.
Cabe ressaltar que em um cenário no qual a inclusão se desdobra lenta e disformemente, a maioria dos educadores encontram dificuldades para se adaptarem às metodologias que possam conferir qualidade à aprendizagem dos estudantes com deficiência.
Com este pano de fundo em mente, o presente memorial técnico teórico visa dialogar acerca de como vem se desdobrando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência na EJA/EPT.
A Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão desempenha um papel estratégico no Projeto EJA-EPT, contribuindo para a realização de seus objetivos por meio da gestão eficiente e integrada de suas atividades.
Durante a elaboração dos documentos norteadores do Projeto EJA Integrada à EPT refletiu-se bastante sobre a necessidade da criação da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão. A ideia foi propiciar um espaço de reflexão, informações e artefatos que propiciem um ambiente de aprendizado acessível e acolhedor tanto para estudantes quanto para docentes.
No processo, ficou clara a importância das estratégias de adaptação de materiais didáticos, de uso de tecnologias assistivas e de implementação de metodologias diferenciadas que atendessem às necessidades individuais dos estudantes com deficiência. Também foi pensada a ampliação da equipe de Acessibilidade e Inclusão na medida do aumento de ingressos de pessoas com deficiência aos cursos ofertados pela EJA/EPT.
"Como coordenadora da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão, reafirmo nosso compromisso em contribuir diretamente para o sucesso do Projeto EJA-EPT. Nosso trabalho está alinhado aos objetivos institucionais, promovendo soluções eficientes e integradas que impactam positivamente a comunidade atendida. É através da colaboração e da dedicação de nossa equipe que buscamos alcançar resultados significativos
Ivanete Fonseca Martins de Abreu
Coordenadora da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão
A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos cursos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica. Vale destacar que identificar, aplicar, organizar e compartilhar o saber institucional, torna possível que educadores, gestores e demais profissionais da educação desenvolvam estratégias pedagógicas e estruturais mais eficazes e inclusivas. Além disso, promove a troca de experiências e saberes sobre metodologias acessíveis, recursos tecnológicos assistivos e adaptações curriculares, contribuindo para que os direitos educacionais dessas pessoas sejam respeitados. Assim, a gestão do conhecimento contribui para uma educação mais equitativa, diversa e comprometida com a valorização de todos os sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.
A Coordenadoria de Acessibilidde e Inclusão é responsável por:
O Formulário de Mapeamento de Processos é uma ferramenta para coletar informações detalhadas sobre os processos da coordenadoria, incluindo:
✔️ Entradas, saídas, atores envolvidos e objetivos.
✔️ Recursos e prazos necessários.
✔️ Sistemas de apoio.
✔️ Desafios e objetivos estratégicos.
✔️ Pontos de atenção e melhorias.
O Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre é uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where, When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) descrevem de forma clara e objetiva as etapas necessárias para realizar atividades específicas. Eles garantem:
✔️ Padronização e qualidade na execução.
✔️ Redução de erros e inconsistências.
✔️Facilitação de treinamentos.
Os fluxos em Business Process Model and Notation (BPMN) representam graficamente os processos da coordenadoria, permitindo:
✔️ Visão clara das etapas e responsabilidades.
✔️ Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Planilhas, manuais e documentos que fornecem orientações detalhadas sobre atividades e procedimentos relacionados à coordenadoria. Esses materiais são essenciais para:
Documentos disponíveis:
📑 Formulário de Atendimento Educacional Especializado
https://docs.google.com/spreadsheets/d/14CGWBWUir6bPq7GC5wW8tq6ahqzBCwm6eGfGl242ZZY/edit?gid=0#gid=0
Os Atos Normativos estabelecem as diretrizes e regulamentos que orientam as atividades da coordenadoria. Eles são fundamentais para:
Normativos disponíveis:
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🔹 Prática 1: Planejamento semanal para alinhar objetivos e prioridades.
🔹 Prática 2: Utilização de indicadores como [exemplo de indicador].
[Além dos tópicos, comente em forma de relatório]
Espaço colaborativo para registrar ideias e propostas de melhorias.
[Além dos tópicos, comente em forma de relatório]
Responsável: Ivanete Fonseca Martins de Abreu
E-mail Coordenação: acessibilidade.inclusao.ejaept.poa@ifsuldeminas.edu.br
🌟 Contribua com esta página! Este espaço é colaborativo. Sinta-se à vontade para adicionar informações ou sugerir mudanças.