Bem-vindo(a) à Wiki da Coordenadoria de Logística. Este espaço centraliza informações essenciais, processos, boas práticas, materiais de referência e outros artefatos relevantes para a atuação desta coordenadoria no Projeto EJA-EPT.
No início do projeto, as coordenadorias de logística e compras estavam integradas. A equipe iniciou as atividades assumindo os processos de compras já iniciados e criou “do zero” uma estrutura de logística para distribuição dos materiais adquiridos.
Durante o o trajeto do programa, foi identificado a necessidade de desmembrar as duas coordenadorias em razão do volume de processos e demandas, criando assim coordenadorias interligadas, mas com autonomia para execução dos seus processos.
É de fundamental importância frisar o legado deixado para o campus em razão do estabelecimento de fluxogramas e padrões criados para o processo de aquisição, recebimento, armazenamento, distribuição, descarte e processos de logística reversa.
A Coordenadoria de Logística desempenha um papel estratégico no Projeto EJA-EPT, contribuindo para a realização de seus objetivos por meio da gestão eficiente e integrada de suas atividades.
O desenvolvimento das atividades no Programa EJA Integrado à EPT, especialmente no departamento de logística, apresentou desafios significativos e possibilitou conquistas relevantes.
Com as atividades do projeto já em andamento, foi necessário estruturar o setor de logística do zero. Esse processo envolveu desde a organização do almoxarifado até a definição de rotas de entrega, garantindo que os materiais chegassem corretamente às instituições participantes.
No início do projeto, identificou-se a necessidade de verticalizar o estoque para otimizar o espaço e os processos internos. Entretanto, a falta de recursos apresentou desafios que impediram a implementação de soluções adequadas de armazenagem. Como alternativa, foram utilizadas estantes improvisadas, reaproveitadas de outros setores. Essa adaptação, embora necessária naquele momento, impactou diretamente a organização do espaço, a identificação precisa dos itens e a agilidade no processo de separação.
A montagem e entrega de kits exigiram planejamento rigoroso para evitar atrasos, perdas e erros. Foram organizados e entregues:
O kit de divulgação é mais do que um conjunto de materiais promocionais; ele é uma ponte entre o projeto e a comunidade. Composto por peças de redes sociais e materiais informativos, o kit tem o papel de informar, atrair e sensibilizar o público-alvo sobre a importância da EJA.
Pensando em proporcionar uma experiência mais completa, acolhedora e motivadora, todos os participantes da equipe EJA receberam um Kit Escola especial, preparado com carinho e atenção aos detalhes.
Foto do kit entregue a cada aluno do projeto
A distribuição do material didático, além da função social, tem por objetivo trazer a identificação do aluno com o projeto. O uso do uniforme e dos materiais personalizados, traz identificação, pertencimento e identidade visual.
O Kit alimentação,foi pensando para complementar a alimentação escolar dos alunos.
Foram distribuídas mais de 60 toneladas de produtos, incluindo mais 2000 kits escolares até março de 2025, compostos por mochila, cadernos, canetas, canecas, camisetas, equipamentos e materiais para aulas práticas.
A Coordenadoria de Logística do Projeto EJA-EPT assumiu um papel estratégico e fundamental para o sucesso da execução do programa.
Sua missão — planejar, coordenar e executar a distribuição de materiais didáticos, pedagógicos e alimentares — foi colocada à prova desde os primeiros momentos do projeto, especialmente diante da inexistência de uma estrutura logística prévia.
"Como Coordenadora da área de Logística do Programa EJA-EPT, reafirmo com orgulho nosso compromisso inegociável com a excelência operacional e o impacto social que o projeto representa. Atuamos de forma estratégica e alinhada aos objetivos institucionais, implementando soluções logísticas inteligentes, integradas e centradas nas reais necessidades das comunidades atendidas. Cada entrega, cada rota otimizada e cada processo aprimorado carrega o propósito de transformar vidas por meio do acesso à educação. É a força da colaboração, aliada à dedicação incansável de nossa equipe, que impulsiona os resultados concretos e duradouros que buscamos construir todos os dias."
Liliane Soares Krema
Coordenadoria de Logística
A experiência vivenciada na criação e operação da Coordenadoria de Logística do Projeto EJA-EPT evidenciou o papel estratégico da Gestão do Conhecimento para a consolidação de processos, otimização de recursos e formação de equipes mais preparadas.
Ao documentar cada etapa — desde a estruturação inicial, controle de estoques, criação de POPs, execução logística até a coleta de feedback das escolas — foi possível gerar um repositório de saberes práticos que não apenas fortalece a atuação atual, mas serve como base de aprendizado para futuras edições do programa.
A sistematização das rotas, a criação de planilhas públicas, o rastreio eficiente das entregas e o mapeamento do almoxarifado representam mais do que ações operacionais: são exemplos concretos de como o conhecimento pode ser compartilhado, replicado e melhorado continuamente.
Essa abordagem fortalece a autonomia das equipes, garante a sustentabilidade das ações, e assegura que desafios enfrentados hoje se tornem soluções documentadas para o amanhã.
Quem já fez parte da nossa equipe
O Projeto EJA EPT é resultado do esforço coletivo de profissionais que, em diferentes momentos, dedicaram seu talento, experiência e paixão para transformar vidas por meio da educação.
Cada pessoa que passou por aqui contribuiu para fortalecer nossa missão, deixando um legado de compromisso, aprendizado e inspiração.
Este espaço é dedicado a reconhecer e agradecer a todos que ajudaram a escrever esta história, que segue impactando comunidades e construindo futuros.
1ª formação da equipe de compras:
Emerson Zétula da Silva
Maicon Fernando da Costa Fraga
Sarita Luiza de Oliveira
Késia Ferreira
Juciana de Fátima Gárcia
Andreza Luzia Santos
Essa primeira equipe foi responsável por toda estruturação do projeto na área de compras, pregões. Diante da dimensão e da complexidade do projeto, tornou-se imprescindível a necessidade de contar com uma equipe dedicada em tempo integral para conduzir as atividades de compras e logística com eficiência e precisão, por isso a necessidade de se montar uma equipe para o departamento.
2ª formação de equipe
Yohana Miranda Fialho
Liliane Soares Krema
Thiago de Carvalho Faria
Marcelo Costa Flores
Fabiana Aparecida Cunha Pereira
Aline Batista da Silva Amaral
Marcelo Adriano Galotti Mativi Quarello
Daniel Firmino Nogueira da Silva
Laís Caroline Vieira Tomazini Silva
Alessandra Natalina Gonçalves Tavares
Rosiane Ferreira
Isac Domingos Pereira
Kátia Regina Alves de Lima
Mauro Silva Noronha
Juciana de Fátima Gárcia
Andreza Luzia Santos
Atualmente a equipe é composta por profissionais com diferentes funções, que atuam de forma articulada:
A equipe foi se estruturando gradualmente, com a participação de profissionais que, mesmo que por períodos curtos, contribuíram significativamente para a consolidação dos processos e para a eficiência das atividades logísticas. Houve quem estivesse presente por semanas, outros por meses, mas todos deixaram sua marca na construção de um setor mais organizado, ágil e comprometido com os objetivos do projeto.
Essa evolução coletiva refletiu diretamente na melhoria das operações, no fortalecimento do trabalho em equipe e no atendimento mais eficaz às demandas da comunidade. Reconhecemos e valorizamos cada contribuição como parte essencial do caminho trilhado até aqui.
Foto da equipe em Dezembro de 2024
Foto da equipe em Junho de 2025
A Coordenadoria de Logística é responsável por:
Planejar, coordenar e executar a distribuição de materiais didáticos, pedagógicos e alimentares, assegurando a cobertura de todas as unidades envolvidas no programa.
Implementar soluções logísticas sustentáveis e integradas, que otimizem tempo, custos e recursos humanos.
Garantir rastreabilidade, controle e transparência em todas as etapas do fluxo logístico.
Antecipar e mitigar riscos operacionais, propondo ações corretivas e preventivas em tempo hábil.
Estabelecer um sistema de comunicação ágil e eficaz com todas as frentes do projeto, promovendo respostas rápidas às demandas locais.
Fortalecer o elo entre logística e pedagogia, assegurando que a entrega dos insumos contribua diretamente para a permanência e o sucesso dos alunos.
Criar e gerir doscumentos fiscais para empréstimo e/ou doação para acompamanhamento de materiais em trânsito entre as escolas participantes do projeto.
O Formulário de Mapeamento de Processos é uma ferramenta para coletar informações detalhadas sobre os processos da coordenadoria, incluindo:
✔️ Entradas, saídas, atores envolvidos e objetivos.
✔️ Recursos e prazos necessários.
✔️ Sistemas de apoio.
✔️ Desafios e objetivos estratégicos.
✔️ Pontos de atenção e melhorias.
O Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre é uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where, When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) descrevem de forma clara e objetiva as etapas necessárias para realizar atividades específicas. Eles garantem:
✔️ Padronização e qualidade na execução.
✔️ Redução de erros e inconsistências.
✔️Facilitação de treinamentos.
Os fluxos em Business Process Model and Notation (BPMN) representam graficamente os processos da coordenadoria, permitindo:
✔️ Visão clara das etapas e responsabilidades.
✔️ Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Fluxos disponíveis:
Planilhas, manuais e documentos que fornecem orientações detalhadas sobre atividades e procedimentos relacionados à coordenadoria. Esses materiais são essenciais para:
Documentos disponíveis:
📑 Compras e Logística - Materiais Instituição-FIC/EJA
🔹 Prática 1: Criação de POPs (Procedimentos Operacionais Padrão)
Benefício: Padronização e consistência na execução das tarefas.
Impacto: Redução de erros operacionais e aumento da produtividade.
🔹 Prática 2: Controle e rastreamento via planilhas públicas
Benefício: Transparência e facilidade de acompanhamento pelas escolas.
Impacto: Confiabilidade nas entregas e maior controle institucional.
🔹 Prática 3: Uso de etiquetas de identificação nos kits
Benefício: Agilidade na conferência de volumes e minimização de extravios.
Impacto: Maior precisão nas entregas.
A implantação de códigos específicos de controle de estoque no âmbito do Projeto EJA representa um avanço fundamental na organização, rastreabilidade e eficiência da gestão dos recursos utilizados em cada formação ofertada. Com a diversidade de cursos e áreas de atuação contempladas pelo projeto, tornou-se essencial adotar um sistema padronizado de identificação que facilite o planejamento, a distribuição e o monitoramento dos materiais.
A seguir, apresentamos os códigos definidos para cada uma das frentes do Projeto EJA:
PEAL – Projeto EJA Alimentos
PELS – Projeto EJA Laboristas de Solo
PECO – Projeto EJA Cursos Comuns
PEEL – Projeto EJA Eletricista
PEISE – Projeto EJA Instalador de Sistemas Eletrônicos
PEMKT – Projeto EJA Marketing
PEMEC – Projeto EJA Mecânico
PEOTA – Projeto EJA Operador de Tratamento de Água
PEPA – Projeto EJA Pedreiro de Alvenaria
PESET – Projeto EJA Soldador de Estrutura e Tubulação
PETO – Projeto EJA Todos (uso geral e transversal)
A adoção desses códigos contribui para:
Melhor controle e rastreabilidade dos materiais, desde a aquisição até o uso final em cada curso;
Redução de perdas e desperdícios, ao permitir um acompanhamento mais rigoroso do consumo;
Facilidade na prestação de contas e auditorias, com dados organizados e acessíveis;
Padronização de processos, fortalecendo a integração entre as equipes administrativas e operacionais;
Agilidade na reposição e planejamento logístico, por meio de uma identificação clara e precisa dos insumos por projeto.
Essa sistematização reforça o compromisso do Projeto EJA com a excelência na gestão e o uso consciente dos recursos públicos e institucionais, garantindo o suporte adequado às atividades formativas e promovendo um ambiente mais eficiente e transparente para todos os envolvidos.
🔹 Prática 4:Aproveitamento de recursos disponíveis (embalagens reaproveitadas)
Benefício: Sustentabilidade e economia de recursos.
Impacto: Otimização do orçamento com responsabilidade ambiental.
No contexto da logística de distribuição de materiais para as escolas participantes do Projeto EJA, a escassez de caixas apropriadas para transporte tem se mostrado um desafio recorrente. Diante dessa realidade, o aproveitamento de embalagens já utilizadas – como caixas de papelão, sacolas reforçadas e outros recipientes reaproveitáveis – tem se consolidado como uma alternativa prática, sustentável e eficiente.
Dada a complexidade e diversidade dos cursos ofertados pelo Projeto EJA, o reaproveitamento das embalagens se torna uma medida essencial para manter a continuidade das entregas, mesmo diante da falta de caixas novas disponíveis. Além disso, essa prática estimula a conscientização de toda a equipe envolvida quanto à importância do uso racional dos recursos, reforçando os valores de responsabilidade e colaboração que norteiam o projeto.
Essa estratégia vai além da simples reutilização: trata-se de uma ação
🔹 Prática 5: Integração entre setores (logística, compras, coordenação pedagógica)
Benefício: Tomada de decisão mais rápida e coerente com o contexto do projeto.
Impacto: Soluções mais alinhadas com a realidade das escolas.
🔹 Prática 6: Mapeamento e reorganização do almoxarifado
Benefício: Melhor aproveitamento do espaço e controle de entrada/saída de produtos.
Impacto: Redução do tempo de separação de materiais.
Com o crescimento das atividades e a ampliação das demandas logísticas, tornou-se necessário reorganizar o almoxarifado do IFSULDEMINAS, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente dos materiais e atender adequadamente tanto as necessidades do campus quanto as do Projeto EJA.
Foto tirada do almoxarifado em Junho de 2024, antes do desenho do Layout novo.
Foto tirada do almoxarifado em Junho de 2024, antes do desenho do Layout novo.
Foto tirada do almoxarifado em Junho de 2024, antes do desenho do Layout novo.*
Foto tirada do almoxarifado em Junho de 2024, antes do desenho do Layout novo.*
Foto tirada do almoxarifado em Junho de 2024, antes do desenho do Layout novo.*
A partir de reuniões realizadas com a equipe gestora, foi definida a separação física e funcional dos materiais, de forma que os produtos destinados ao campus permanecessem organizados de maneira independente daqueles direcionados ao Projeto EJA. Essa divisão permite um controle mais preciso dos estoques, facilita a prestação de contas e contribui diretamente para a fluidez das operações logísticas.
Entre as principais ações adotadas, destacam-se:
Criação de áreas distintas dentro do almoxarifado, com espaços bem delimitados para os itens do campus e do Projeto EJA;
Redefinição do layout interno, com foco na organização, fácil acesso e melhor visibilidade dos produtos;
Alocação de espaço adequado para a equipe de logística, proporcionando melhores condições de trabalho e agilidade nas separações e expedições;
Melhoria na sinalização e na identificação dos materiais, garantindo clareza e evitando erros de alocação ou envio;
Foto do novo Layout do almoxarifado
Foram realizadas reuniões com a gestão do instituto, onde foram discutidas alternativas que otimizassem o fluxo de trabalho, a separação dos materiais e a acomodação adequada da equipe de logística. Durante esse processo, contou-se com a participação de um estagiário do curso de Engenharia Civil do próprio IFSULDEMINAS, que assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento do novo layout
Foto tirada em Outubro de 2024, já com novo layout do almoxarifado, e com a equipe de logística com sua base de trabalho.
Foto tirada em Outubro de 2024, já com novo layout do almoxarifado, e com a equipe de logística com sua base de trabalho.
Foto do recebimento e armazenagem dos produtos, realizada pelos bolsistas do projeto em Outubro de 2024
Com o aumento de demanda de espaço e melhorar a produtividade e condições de trabalho da equipe, foi destinado pela gestão um local em condições melhor de trabalho pela equipe.
Foto das novas estações de trabalho para bolsistas do programa em Maio de 2025
Foto dos novos espaços para armazenagem dos produtos com a correta identificação.
Foto da área administrativa e armazenagem Projeto EJA.
Adoção de práticas que otimizam o tempo e aumentam a eficiência das tarefas operacionais.
🔹 Prática 7: Capacitação da equipe com base em processos documentados
Benefício: Equipe mais autônoma e alinhada aos objetivos do projeto.
Impacto: Maior eficiência e motivação no trabalho.
Um dos processos que foram realizados pela equipe de logística, foi o descarte correto de produtos que tiveram avarias.
Foto das bolsistas, realizando o descarte correto dos produtos em outubro de 2024. Todos os processos foram documentados e comprovado a necessidade do descarte.
🔹 Indicadores de Sucesso:
Volume de materiais entregues
Resultado: Mais de 60 toneladas de produtos distribuídos até o momento.
Foto da entrega dos kits alimentação para escola
Foto da entrega dos kits alimentação para na Regional de Educação em Varginha, para a distribuição para escolas participantes da Regional
Foto da entrega dos kits alimentação para escola
Foto da entrega dos kits alimentação para escola
Quantidade de kits escolares entregues
Resultado: Mais de 2000 kits completos (com mochila, cadernos, canetas, camisetas etc.).
Abrangência logística
Resultado: 44 escolas atendidas em 39 localidades distintas.
Quilometragem percorrida
Resultado: Mais de 30.000 km rodados para execução das entregas.
Eficiência de custo logístico
Custo médio por kg entregue: R$ 1,08
Custo médio por km rodado: 2º semestre de 2024 - R$ 1,96
Custo médio por km rodado: 1º semestre de 2025 até março - R$ 1,26
Adoção de controles documentais
Resultado: Todos os registros de estoque, rotas, entregas e rastreios sistematizados em planilhas com acesso compartilhado.
Estrutura inexistente no início do projeto: O setor de logística foi criado com o andamento do projeto, o que gerou pressão para operacionalizar rapidamente.
Falta de embalagens adequadas: A ausência inicial de embalagens para montagem dos kits dificultou a organização e aumentou o risco de danos.
Colaboradores em quantidade insuficiente para atender às demandas do projeto: Poucos colaboradores disponíveis para montagem, carregamento e organização dos materiais, gerando lentidão no processo. Importante frisar também que, embora o número de colaboradores fosse insuficiente, devido ao esforço coletivo, alcançou-se o cumprimento das metas da equipe.
Armazenamento improvisado: Falta de estrutura adequada exigiu adaptações emergenciais (como a utilização de paletes para armazenamentos dos produtos alimentícios, que foram adiquiridos por doações de parceiros) para preservar alimentos e materiais.
A definição e aquisição dos itens alimentícios ocorreram durante o desenvolvimento do projeto. No entanto, não foram consideradas, de forma adequada, as características específicas dos produtos, especialmente no que diz respeito às condições de armazenamento e ao curto prazo de validade da maioria deles, aliado ao tempo necessário para as entregas nas escolas.
Diante desses desafios, tornou-se necessário adotar práticas rigorosas para garantir a conservação e a integridade dos alimentos recebidos. Considerando as condições adversas de umidade, calor e variações de temperatura, foram implementadas ações voltadas à melhoria no armazenamento e ao cuidado na movimentação dos materiais, com o objetivo de evitar perdas, avarias e comprometimento da qualidade dos produtos.
Em busca de soluções viáveis, foram realizadas diversas pesquisas de mercado e cotações com empresas especializadas na gestão de campus educacional. As propostas levantadas foram apresentadas às partes envolvidas, mas, diante das limitações orçamentárias, a contratação de um sistema completo precisou ser postergada.
Em função desta dificuldade foi preciso adotar controles manuais com planilhas em excel.
Controle de Planilha realizada pelo departamento de logística, no total o departamento possui em separado cerca de 42 planilhas compartilhadas entre todos os bolsistas do departamento
Até março de 2025, o departamento de Compras e Logística era integrado, por isso do volume te controle de planilhas
No início da execução do projeto, enfrentamos desafios significativos relacionados à movimentação de materiais, especialmente em função dos custos com o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DAE), que representavam cerca de 18% do valor dos materiais transportados. Essa tributação onerava consideravelmente a operação, mesmo considerando que o projeto tinha como finalidade o atendimento direto à comunidade e utilizava veículo oficial para os deslocamentos.
Tal realidade acabou gerando entraves logísticos e financeiros, impactando negativamente na agilidade e na economicidade do projeto. Para mitigar esse problema e garantir maior controle e regularidade fiscal, a Procuradoria Geral do IFSULDEMINAS definiu, como orientação institucional, que todos os termos de execução do projeto passassem a conter, de forma clara e objetiva, as informações necessárias para a correta emissão da Nota Fiscal. Foi um espelhamento de todas as informações que contém base fiscal, para justificativa de movimentação em estradas Federais, Estatudais e Municipais.
Essa medida tem sido fundamental para evitar a cobrança indevida de tributos, assegurar maior transparência nas aquisições e facilitar o trâmite de movimentação dos materiais, respeitando os princípios da legalidade e da eficiência na administração pública.
Uma das principais dificuldades enfrentadas foi a ausência de um veículo adequado para o transporte dos materiais necessários às atividades, o que comprometia a logística e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Essa limitação impactava diretamente a eficiência das ações, gerando atrasos e aumento nos custos operacionais, além de dificultar o atendimento às demandas da comunidade beneficiada.
Diante dessa necessidade, foram realizadas tratativas junto à Reitoria do IFSULDEMINAS, com o objetivo de buscar alternativas viáveis para suprir essa carência. Após diversas negociações e com o apoio institucional, foi possível viabilizar o recebimento de uma van destinada ao transporte de carga, que passou a atender às necessidades logísticas do projeto.
A disponibilização deste veículo representou um avanço significativo na execução das ações, permitindo maior agilidade, segurança e organização nas movimentações de materiais. Essa conquista reforça o compromisso do Instituto com a eficiência da gestão pública e com a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Veículo adiquirido para o projeto
A execução logística do Projeto EJA-EPT trouxe importantes aprendizados que devem ser considerados na estruturação de ações futuras. Diversos desafios enfrentados no processo revelaram gargalos que, ao serem analisados de forma crítica, permitem o aprimoramento contínuo da gestão logística em projetos educacionais de grande escala. A identificação dos gargalos enfrentados e a proposição de soluções práticas contribuem significativamente para a maturidade dos processos logísticos do projeto.
Início antecipado da estruturação logística: Permitir planejamento e organização antes da execução. Criar cronograma específico para logística com pelo menos 30 dias de antecedência da execução do projeto.
Kit logístico padrão com embalagens reservadas: Garantir insumos para o acondicionamento adequado. Planejar previamente a compra/contratação de embalagens específicas para cada tipo de kit.
Banco de colaboradores ou bolsistas logísticos: Aumentar a força de trabalho nas fases críticas. Criar um cadastro reserva com bolsistas/voluntários treinados para apoiar em picos de demanda.
Infraestrutura mínima para armazenamento: Proteger os materiais, especialmente alimentos. Formalizar parcerias com empresas locais para cessão de espaço físico ou uso de containers e paletes.
Sistema de gestão de rotas e entregas: Otimizar o transporte e rastreabilidade Utilizar ferramentas de roteirização (como Google My Maps ou apps de logística) e softwares simples para rastreamento.
Documentação do conhecimento gerado. Criar repositório de boas práticas e lições aprendidas. Elaborar relatórios-padrão ao final de cada execução com aprendizados que sirvam de referência para outros projetos.
Com base nos desafios enfrentados durante a execução logística do Projeto EJA-EPT, foram identificadas diversas oportunidades de aprimoramento que podem ser aplicadas em futuras iniciativas. As propostas de melhoria visam fortalecer o planejamento, a organização e a execução das atividades logísticas, promovendo maior eficiência e qualidade nos processos.
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